O conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é algo que vai mais além das normas ou leis obrigatórias. É um compromisso voluntário, próprio, uma postura, um valor. Uma cultura, uma filosofia.

O Grupo MEDINFAR assume que este é também um compromisso seu, como agente económico, mas essencialmente como organização, por forma a acrescentar valor significativo para a Sociedade e demais Stakeholders.

Pretendemos assim que a RSC seja cada vez mais intrínseca à nossa atividade, traduzindo o nosso posicionamento em relação aos desafios sociais, ambientais e de negócio, nas várias dimensões em que temos impacto na Sociedade.

Ao longo de toda a nossa cadeia de valor ambicionamos contribuir para um mundo cada vez mais sustentável.

A NOSSA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Uma RSC firme implica uma estratégia global, que no caso do Grupo MEDINFAR se organiza em torno de três eixos: SAÚDE E BEM-ESTAR, CIDADANIA E AMBIENTE.

Em cada um deles desenvolvemos iniciativas concretas que visam a sua materialização, procurando fazê-lo de forma contínua e integrada nas comunidades em que nos inserimos e das quais estamos naturalmente mais próximos: Amadora e Coimbra.

Reforçamos a importância do voluntariado empresarial e fomentamos a participação de todas as nossas pessoas nas iniciativas que dinamizamos.

E porque o bem-estar da empresa passa pelo bem-estar de cada um, somos um grupo que procura, em cada momento, acompanhar da melhor maneira as necessidades e expectativas individuais e de todos. Orgulhamo-nos de praticar uma política de proximidade através da nossa Direção de Pessoas e de, enquanto organização ter um conjunto de medidas que estimulam o work life balance dos nossos colaboradores ou que proporcionam mais valias especificas do setor da Saúde e bem-estar.

São exemplo disso os workshops na área da saúde facilitados por profissionais de saúde, as experiências relacionadas com o bem-estar em temas como por exemplo hábitos de nutrição ou exercício físico ou ainda ginástica laboral disponibilizada semanalmente, que através de um programa de well-being, interno e transversal a todos os colaboradores, proporcionam estes momentos de forma continuada.

SAÚDE E BEM-ESTAR

Prevenção da doença: Contribuir para a redução da prevalência das doenças crónicas em Portugal e proporcionar o seu adequado tratamento e aconselhamento através de uma maior literacia e tratamentos inovadores, é para nós uma prioridade constante, expressa num conjunto de parcerias e protocolos permanentes com Instituições/Associações prestadoras de cuidados de saúde, dedicadas ao apoio de patologias, que por sua vez são áreas especializadas do grupo, onde podemos criar valor (exemplo RESPIRA, MyOBESIDADE, APDP).

Promoção da saúde: Acreditamos ser fundamental contribuir para a literacia no âmbito da saúde e para o enraizamento da necessidade de estilos de vida mais saudáveis a longo prazo, com início nas camadas mais jovens. Fazêmo-lo com recurso a estratégias criadas no âmbito do estímulo ao “desporto ativo”, que por sua vez proporcionam oportunidades de partilha e aprendizagem sobre temas fundamentais a uma boa educação para a saúde.

CIDADANIA RESPONSÁVEL

Com principal incidência nas comunidades nas quais estamos inseridos geograficamente, encontrar formas inovadoras de:

  • Colmatar as necessidades crescentes de assistência dos idosos
  • Em iniciativas pontuais durante o ano e com o contributo ativo dos colaboradores, recolher roupa, livros e brinquedos para distribuir a famílias carenciadas nas zonas em que nos inserimos
  • Relação próxima e permanente com as instituições de apoio locais, de modo a disponibilizar meios ao nosso alcance para colmatar necessidades identificadas
  • Situações emergentes

AMBIENTE

Sendo um grupo que tem uma Unidade Industrial, defendemos o princípio da ecoeficiência. Apoiamos a proteção da natureza e a prevenção da poluição numa perspetiva de melhoria contínua. Deste modo, asseguramos o equilíbrio entre as exigências económicas, a preservação ambiental e o desenvolvimento social.

Naturalmente, todas as boas praticas são políticas partilhadas em todas as empresas do grupo e sites geográficos, ajustadas às diferentes realidades de funcionamento.